sexta-feira, 5 de novembro de 2010

12 CONVENÇÃO BRASILEIRA DE MALABARISMO E CIRCO




Cidade vira picadeiro com aprendizado e show de malabaristas

12ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo reúne mais de 250 pessoas.

Denise Morato e Aline Marques/Da Redação


São Leopoldo - O final de semana na 12ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, que reúne mais de 250 malabaristas, equilibristas e acrobatas do País e exterior, foi marcado pela aprendizagem, treinamento e apresentações. Oficinas de manipulação de uma clave, corda bamba e manipulação de objetos não convencionais foram algumas das atividades promovidas na manhã de sábado na Associação Atlética Banco do Brasil. Entre os participantes da oficina de iniciação à manipulação de uma clave estava o mineiro Davi Ralf, 23, que trabalha como palhaço no Rio de Janeiro. "É importante aprender novas técnicas para enriquecer meu trabalho".

Desfile na rua hoje
Hoje, às 10h30, os participantes do encontro desfilam pelas principais ruas da cidade para mostrar a arte circence. Acompanhados de uma banda, a trupe gigante seguirá até a Praça 20 de Setembro. Depois do cortejo, a praça será transformada em um grande picadeiro. No local será montado um palco para quem desejar se apresentar. O ator Tiago Mafra, 35, que está participando do encontro, ressalta que o número de escolas circenses no Brasil cresceu muito. ‘’Hoje se estuda o circo e um evento como a convenção nos alimenta, saímos daqui com novas informações’’, completou. A convenção se estende até o dia 2 de novembro. Mais informações no site www.cbmcirco.com.br.

Arte circense para ensinar e assistir
Das oficinas para os shows. Assim é a rotina dos artistas que participam da convenção. Durante o dia, treino e aprendizado de novas técnicas. À noite é a vez de contemplar o que tem sido apresentado pelo País em arte circense. No sábado, a hora do show, por exemplo, foi para arrancar gargalhadas do público com os palhaços Sabonete e Benedita, do espetáculo Uma Surpresa para Benedita, com o grupo Trampulim, de Belo Horizonte. A surpresa, que na verdade é um jantar, é uma releitura da comédia pastelão, com muitas acrobacias e pancadas entre os palhaços. O ator Tiago Mafra, 35, interpreta Sabonete e diz que o novo circo, está ganhando cada vez mais espaço. ‘‘A arte circense não é mais restrita à famílias tradicionais do circo, hoje está em todo o lugar. Apresentamos nas escolas, nos teatros, na rua, onde nos chamarem’’, destacou Tiago, que vive há 12 anos desta arte.

Foco nas novas técnicas
A técnica de enfermagem Tatiane Guesser Himmer, 26, veio com o marido Luciano, 33, de Joinvile (SC), para o evento. "Meu esposo trabalha há mais de 10 anos com malabarismo e eu o acompanho, aprendendo novas técnicas para auxiliá-lo nas apresentações". Tatiane se aventurou na oficina de corda bamba. "Muito divertido e ao mesmo tempo difícil". Uma das organizadoras do evento, Natália Utz, 24, que também é malabarista, acredita que mais de 400 pessoas devem participar das atividades até terça-feira.

Foto: Roberto Vinícius/GES

Nenhum comentário:

Postar um comentário